domingo, 6 de abril de 2008

6º Dia

Boa noite pessoal,

Hoje o Sandero andou pouco, nada de diferente aconteceu, e não deu tempo nem de abastecer pra tirar a média do consumo com álcool(ou melhor, como me lembrou bem um leitor do Blog, com 20% gasolina e 80% álcool, hehehehe) amanhã eu faço o reabastecimento.

Bom, mas assunto sobre o Renault Sandero não falta, entre todos um que vem dando o que falar em sites, Blogs e Comunidades do Orkut, é a aceitação do carro pela sociedade, as vendas estão em alta e o fenômeno parece não se dar apenas pela atual conjuntura onde os juros razoáveis e a facilidade de crédito estouraram as vendas de carros.

Pesquisando no site da Quatro Rodas fica claro que dessa vez a Renault acertou no equilíbrio entre design, preço, opcionais e claro, no marketing.

Os dados de venda de Sandero começam em janeiro deste ano e o crescimento impressiona:

Vendas (Renault Sandero):

Janeiro

Fevereiro

Março

640

1799

3195


O crescimento é de 181% de janeiro para fevereiro e de 77% de fevereiro para março. impressiona já que o número de carros vendidos em março já supera alguns concorrentes e retira-lhes parcela do mercado numa disputa direta.

Outro carro onde a montadora acertou em cheio nos atributos exaltados pelos compradores foi o Novo Ford Ka que em trajetória mais impressionante ainda saltou de vendas médias em 2007 em torno de 2000 unidades por mês para mais de 4000 unidades em Fevereiro e Março de 2008.

Acredito que esses dois lançamentos são os responsáveis diretos pelas quedas (mesmo em tempo de "vacas gordas") de concorrentes imediatos(ou quase) como é o caso do Fiesta Hatch que caiu de uma média de vendas de 5500 unidades até janeiro de 2008 para cerca de 3500 em fevereiro e março de 2008, ou ainda pela canibalização do Clio Hatch que vendia cerca de 1500 unidades/mês em 2007, e teve média de aproximadamente 920 unidades em fevereiro e março de 2008.

É óbvio que os efeitos do Sandero ainda não podem ser mensurados completamente e que o fiesta pode ter sido canibalizado pelo novo Ka, mas mesmo assim a impressão que fica é que a Renault acertou mesmo, o carro agradou, agora vamos ver os meses seguintes.

Vale adiantar, no entanto, que a parcela de mercado da Renault já subiu de 3,14% em 2007 para 4,04% nos três primeiros meses de 2008, ultrapassando assim a Peugeot passando para quinto lugar na preferência dos brasileiros.

As estatísticas das vendas de carros novos estão nos links abaixo:

2007 - Quatro Rodas

2008 - Quatro Rodas

É por hoje é só, amanhã tem mais.
Os comentários são legais, continuem mandando.

Um comentário:

Unknown disse...

Inicialmente gostaria de dar os parabéns pela iniciativa.
Estou estudando este carro para comprar e gostaria que voce me comentasse a respeito do barulho interno. Já li que o motor é barulhento e que em baixa rotação tem um certo barilho de motor disel, isto é verdade?