sábado, 12 de abril de 2008

12º Dia

Boa noite pessoal,

Vou aproveitar o post de hoje para desfazer alguns equívocos e resolver algumas pendências.

No post anterior eu afirmei que a roda do carro tinha aro 15 mas na verdade ela tem aro 14, fui advertido por um leitor do blog e admito o erro hehehehe.

Para não restar dúvidas tou colocando logo abaixo as especificações das três versões de Sandero com motor 1.6, 8 válvula, que é chamado de Hi-Torque. A versão do teste é a Expression, a coluna do meio com o pack Expression.

Vejam na tabela também os valores de consumo previstos pela montadora. Ainda estamos muito longe dos dados oficiais, acho até que nem chegaremos lá. O mais perto que chegamos foi 9,32 km/l com álcool na estrada, muito longe dos 11,8 km/l anunciados.



Authentique

Expression

Privilège

Arquitetura

Carroceria monobloco, 2 volumes, 5 portas, 5 passageiros

Motor

K7M Hi-Torque – Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 8 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão

Cilindrada

1598 cm³

Diâmetro x curso

79,5 mm x 80,5 mm

Taxa de compressão

10:1

Potência máxima (ISO/ABNT)

92 cv (gasolina) @ 5.250 rpm / 95 cv (álcool) @ 5.250 rpm

Torque máximo

13,7 mkgf (gasolina) @ 2.850 rpm / 14,1 mkgf (álcool) @ 2.850 rpm

Alimentação

Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial

Rodas

Aço Estampado

Pneus

185/70 R14

185/70 R14

185/65 R15

Suspensão dianteira

Tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais

Suspensão traseira

Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora

Freios

Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro

Direção

Hidráulica, diâmetro giro 10,5 m

Câmbio

Mecânico, 5 velocidades

Relações de marcha

1ª......................3,72:1

2ª......................2,05:1

3ª......................1,39:1

4ª......................1,03:1

5ª......................0,80:1

Ré.....................3,55:1

Diferencial.........4,21:1

Tanque de combustível

50 litros

Porta-malas (dm3) min./máx.

320 / 1.200

Peso (em ordem de marcha)

1.055 kg

Entre eixos

2.591 mm

Comprimento

4.021 mm

Altura

1.528 mm

Largura / Largura com retrovisores

1.746 mm / 2.000 mm

Aceleração 0 a 100 km/h

12,1 s (gasolina) / 11,7 s (álcool)

Velocidade máxima

172 km/h (gasolina) / 174 km/h (álcool)

Consumo

Cidade - 11,8 km/l (g) - 8,0 km/l (a)

Estrada - 16,9 km/l (g) - 11,8 km/l (a)



Authentique

Expression

Privilège

Acelerador eletrônico

Série

Série

Série

Acendedor de cigarros e cinzeiro portátil

ND

ND

Série

Airbag duplo (motorista e passageiro)

ND

Opcional

Opcional

Alarme sonoro de advertência de luzes acesas

Série

Série

Série

Alarme perimétrico

ND

ND

Série

Alças de segurança no teto (1 dianteira e 2 traseiras)

ND

Série

Série

Apoios de cabeça traseiros (2) reguláveis em altura

Série

Série

Série

Ar condicionado

Opcional

Opcional

Série

Ar quente

Opcional

Série

Série

Banco do motorista com regulagem em altura

ND

Série

Série

Banco traseiro com encosto rebatível

Série

Série

Série

Banco traseiro com encosto rebatível bipartido 1/3 – 2/3

ND

ND

Série

Bancos e painéis das portas com revestimento em veludo

ND

ND

Série

Bloqueio de ignição por transponder

Série

Série

Série

Bolsas do tipo “canguru” atrás dos encostos dos bancos dianteiros

ND

ND

Série

Brake-light

ND

Série

Série

Calotas integrais aro 14” com pneus 185/70 R14

Opcional

Série

ND

Calotas integrais aro 15” com pneus 185/65 R15

ND

ND

Série

Cintos de segurança dianteiros e laterais traseiros retráteis de 3 pontos

Série

Série

Série

Cintos de segurança central traseiro sub-abdominal

Série

Série

Série

Coluna central com adesivo na cor preta

ND

ND

Série

Comando de abertura das portas por radiofreqüência

ND

Opcional

Série

Computador de bordo

ND

ND

Série

Console central do painel com acabamento em pintura tipo alumínio

ND

Série

Série

Conta-giros

Série

Série

Série

Desembaçador do vidro traseiro

Opcional

Série

Série

Direção hidráulica

ND

Série

Série

Faróis de neblina

ND

ND

Série

Fechadura inviolável (giro-falso)

Série

Série

Série

Friso lateral na cor preta

ND

Série

Série

Iluminação do porta-malas

ND

Série

Série

Limpador e lavador do vidro traseiro

Opcional

Série

Série

Luz de leitura passageiro

ND

ND

Série

Luz de teto com desligamento automático após 40 min

Série

Série

Série

Luz no porta-luvas

ND

ND

Série

Maçanetas externas na cor da carroceria

ND

ND

Série

Maçanetas internas com pintura tipo alumínio

ND

ND

Série

Manopla da alavanca de câmbio com detalhe em alumínio

ND

ND

Série

Painéis das portas com inserto em tecido, acabamento em pintura tipo alumínio e puxadores de porta tipo luxo

ND

Série

Série

Painel de instrumentos com anéis metalizados

ND

Série

Série

Pára-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria

Série

Série

Série

Pára-sol do motorista com espelho de cortesia

ND

ND

Série

Pára-sol do passageiro com espelho de cortesia

ND

Série

Série

Porta-copos / objetos no console central dianteiro

Série

Série

Série

Porta-copos / objetos no console central traseiro

ND

Série

ND

Porta-objetos nas portas dianteiras

Série

Série

Série

Porta-objetos no painel

Série

Série

Série

Pré-disposição para som básica (antena e cabos no painel)

Série

ND

ND

Pré-disposição para som completa (antena e cabos até o local

de instalação dos alto-falantes dianteiros e traseiros)

ND

Série

Série

Proteção de soleira nas portas dianteiras

ND

ND

Série

Protetor inferior do cárter

Série

Série

Série

Retrovisores com regulagem manual

Série

ND

ND

Retrovisores com regulagem manual interna

Opcional

Série

ND

Retrovisores com regulagem elétrica, na cor da carroceria

ND

ND

Série

Revestimento completo do porta-malas

ND

Série

Série

Revestimento da alavanca do freio-de-mão

ND

Série

Série

Sistema CAR - travamento automático das portas a 6km/h

ND

Opcional

Série

Tampão do tanque de combustível com chave

Série

Série

Série

Temporizador de iluminação interna

ND

ND

Série

Temporizador do limpador do pára-brisa

Série

Série

Série

Tomada de energia (12 Volts)

Série

Série

Série

Travas elétricas das portas e porta-malas

ND

Opcional

Série

Trava para crianças nos portas traseiras

Série

Série

Série

Vidros dianteiros elétricos

ND

Opcional

Série

Vidros traseiros elétricos

ND

ND

Série

Vidros verdes

Série

Série

Série


Pacotes de opcionais

Pack Plus (Authentique)

Ar quente, desembaçador traseiro, limpador e lavador do vidro traseiro, calotas integrais 14”, e retrovisor com regulagem interna.

Pack Expression

Ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica nas 4 portas e porta-malas com comando por radio-freqüência e sistema CAR ( travamento automático das portas a 6km/h)



Por hoje é isso,
Amanhã tem mais

sexta-feira, 11 de abril de 2008

11º Dia

Hoje é dia de foto...

Consegui editar as fotos para colocar aqui.

Um detalhe que me fez optar pelo carro foi o design, ele é bem agressivo, moderno, e conseguiu uma boa harmonia. O farol é bonito demais, fiquei fã logo de cara.



A roda de aço(com calota) que veio é aro 15, pneus 185/65. Segundo o vendedor as rodas originais da Renault para o Sandero só chegam ao aro 15 mesmo e o Pneu que eles recomendam é no máximo 185/60, mas, a meu ver, pegaria fácil uma roda de verdade, talvez até aro 16, pneus 195/60, ou 55 não sei. Por outro lado a calota engana bem, dá pra aguentar um tempo.



Pela foto tive uma noção de como a película melhora o visual do carro, como nem tudo é perfeito, vendo a foto senti falta de um detalhe que vem na versão Privilege, é aquele aplique preto entre os dois vidro laterais, realça muito o visual do carro, vou entrar em contato com a concessionária para ver se está a venda como acessório.

Existe a possibilidade de adquirir o kit esporte, na minha opinião esse kit deixa o carro bem legal, dá uma idéia de rebaixamento sem precisar mexer na mecânica e aumenta a agressividade do design. Onde comprei o carro estão cobrando cerca de R$2100,00 por esse kit que é composto de saias laterais, saia frontal, aplique no para-choque traseiro, aerofólio, e uma máscara para o local onde ficam os faróis de neblina, o problema é que além disso tudo ninguém vai deixar de colocar o farol de neblina que sozinho custa a bagatela de R$ 1000,00, não dá, ta muito caro pro meu gosto.

Talvez com a popularização do carro, num segundo momento onde as vendas estabilizem a renault abaixe um pouco esse preço para dar um gás novo ao carro, se continuar esse preço teremos poucos Sanderos com kit esporte rodando por ai.

Bom, seguem as fotos, depois vou postar mais fotos tentando mostrar um pouco do acabamento interno.

Caso surja alguma dúvida ou sugestão mandem por comentários que na medida do possível tentarei dar a resposta o mais rápido possível.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

10º Dia

Hoje passei a maior parte do tempo dirigindo o Sandero em perímetro urbano.

A dirigibilidade dele é impressionante, o carro tem muita personalidade, dirigir em Salvador não é brincadeira e o carro não decepciona. A resposta ao acelerador é rápida tanto em baixa quanto em média velocidade, o que ajuda muito nos apertos em vias de fluxo intenso.

Outro fator que se percebe quando está na cidade é o ambiente interno do carro, os engarrafamentos cada vez maiores transformam o carro em nossa segunda casa, e nesse quesito o desempenho do Sandero é satisfatório, não podemos dizer que se tem um painel extremamente funcional, com diversas tecnologias inovadoras mas é agradável, intuitivo e bem harmonioso, o formato dos bancos é bom e compensa a textura de espuma que não é das mais macias (eu até prefiro assim).

O que impressionou também foi a potência do ar-condicionado, todo mundo sabe que resfriar o carro andando a 100 km/h é fácil, já gelar em apenas 5 minutos de funcionamento, depois de ficar estacionado em pleno sol de meio-dia, e andando a 30 km/h é realmente um feito, e o Sandero superou minhas espectativas. Não sei se é o normal da Renault ter o ar-condicionado forte só sei que o do Sandero é muito eficiente.

A tristeza do dia ficou por conta da porta traseira esquerda, aquela, do 8º dia do teste, a danada continua precisando de uma pancada maior para fechar. Passei uns 15 minutos tentando identificar o motivo do mau funcionamento comparando com as demais portas, sem chance, só levando na autorizada mesmo. Como estou em Salvador vou tentar levar na autorizada daqui (quando levei a uma autorizada foi em Aracaju), aproveito e relato o atendimento desta outra unidade e se a garantia de 3 anos é fácil de ser exercida quando necessário.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

9º Dia

Hoje foi um dia cheio para o Sandero.

Foi lavado pela primeira vez e fui pela primeira vez ao mercado.

Na lavagem descobri, ou melhor, tive certeza, que a concessionária (Aracaju-SE) na ânsia de vender o carro me ludibriou, ou no mínimo me omitiu um fato.

Vou explicar melhor...
Quando fui comprar o carro o vendedor me ofereceu como "brinde" um som mp3 da marca Buster e os tapetes do carro. O som eu sabia que não era lá essas coisas, mas nunca imaginei que sairia de uma concessionária Renault com tapetes PIRATAS.

Pois é galera, os tapetes não são originais do Sandero.

Isso tudo poderia não fazer diferença se não fossem dois fatores:

1º- O tapete original tem um corte abaixo do acelerador que permite que esse pedal desça até encostar no assoalho do carro. O PIRATÃO, que eu trouxe para casa, não tem. Esse problema é agravado pois o assoalho do carro tem um "calombo", logo abaixo do acelerador, para apoiar o pé do motorista, confere assim, maior conforto e uma posição mais ergonômica, como o PIRATA passa desse calombo impede que o acelerador desça cerca de 1,5 cm.

2º- O outro problema é que o tapete que veio é um pouco mais curto que o original no seu comprimento total, sendo assim, quando pressiono a embreagem até o final ela engancha no tapete e o traz para frente correndo o risco inclusive de pressionar o freio quando pisar na embreagem novamente.

Quanto a ida ao mercado posso garantir que o porta-malas de 320 Litros é o suficiente para um casal sem filhos. Cabe muita coisa. Durante esse teste vou simular a utilização total do bagageiro com as malas que tenho aqui (Uma grande, uma média e duas pequenas) para fazer o tira teima.

É isso pessoal, quem já comprou veja ai o tapete e quem não comprou fique muito atento, não só aos tapetes quanto a tudo que é "presente" da concessionária.

Um abraço

terça-feira, 8 de abril de 2008

8º Dia

Fala pessoal,

Hoje pela manhã, pela primeira vez, transportei alguem no banco de trás do Sandero, e qual não foi minha surpresa quando o passageiro do banco de trás tentou fechar a porta e a danada não fechou fácil, dai a pessoa abriu e bateu com mais força e ai fechou, mas fez um baita barulho seco, sem amortecimento, diferente da outra porta traseira que tinha uma batida suave, e bem leve.

Resumindo, meu carrinho novinho estava com um mau funcionamento na tranca da porta, precisava de porrada pra fechar e quando fechava o som era seco como ferro batendo no ferro.

Não tive dúvidas, deixei meus passageiros onde prometi e fui logo depois na autorizada Renault de Aracaju (antes, é claro, fiquei uns 15 minutos na rua feito um doido, abrindo e fechando todas as portas do carro pra ter certeza do "defeito"), chegando lá fui mostrar o mau funcionamento da porta para o pessoal da recepção e a moça não acreditou muito e ainda tentou retrucar que eu estava batendo muito fraco.

Chamou um mecânico e ele constatou o defeito, deu uma regulada na fechadura e ficou fechando como uma pluma, não precisava mais daquela porrada mais forte. Por outro lado ao chegar em casa testei mais umas 10 vezes e, apesar de resolvido o problema da força ainda ficou o som da batida seca da porta. Como tive que viajar a tarde vou dar um tempo pra ver se piora ou se melhora, para não voltar sem necessidade à concessionária.

Agora vamos falar de consumo, mais uma vez percorri o trajeto entre Aracaju-Se e Salvador-BA, dessa vez eu procurei obedecer os limites de velocidade e consegui, fiz grande parte do percurso entre 110 e 120 Km/h, mais uma vez o desempenho no carro abastecido a álcool me surpreendeu, tem um torque impressionante nas ultrapassagens o que transmite uma segurança confortante.

A resposta do carro quando pressionado o pedal do acelerador é impressionante tanto em 3ª quanto em 4ª marchas, mas também responde bem quando pressionado à 5ª marcha enquanto o carro está entre 100 e 110 Km/h, fiz quase todas as ultrapassagens em 5ª.

Quando cheguei em Salvador fui direto ao posto de combustível e, como ja tinha planejado, abasteci novamente com álcool. O trajeto percorrido dessa vez foi de 392,40 Km quase todo em estrada e obedecendo 110 a 120 km/h (cerca de 3300 rpm), o tanque suportou 42,08 litros, dando portanto um consumo médio de 9,32 km/l. Foi uma grande melhora do consumo que merece ser comemorada. Tenho esperança que ele chegue até 10 km/l depois de amaciado e já está quase lá.

Esse consumo está sendo medido sempre com o ar condicionado ligado 100% do tempo e tambem com os vidros fechados.

Bom galera é isso, vamos continuar pesquisando.
Quem tiver Renault Sandero coloque ai o consumo médio para que possamos comparar.

Ps.: O carro passou hoje dos 1000 Km.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

7º Dia

Olá galera,

Tentando melhorar a forma de mensuração do consumo hoje eu reabasteci o carro novamente com álcool, o tanque pegou 49,55 litros e a quilometragem foi 398,89km, fazendo as contas dá a pífia média de 8,05km/l.

Assumo até um pouco da culpa por esse consumo, já que após os 500 Km rodados pelo carro eu acabei desobedecendo o manual e atingi algumas rotações altas demais na estrada. cheguei a conduzir a 140 km/h o que dá mais ou menos 4000 rpm. Mas, mesmo assim achei a média baixa.

Amanhã farei mais uma viajem Aracaju-Salvador, com o tanque cheio de álcool novamente e prometo não passar dos 3500 rpm. Dessa vez abastecerei assim que chegar em salvador calculando o consumo exclusivamente na estrada.

Mudando um pouco de assunto, um leitor me questionou sobre o nível de ruído emitido pelo Sandero, realmente, o isolamento acústico não é perfeito, achei o do Punto melhor, mas não chega a incomodar não, quanto ao som semelhante ao motor à díesel existe sim mas está diminuindo (ou estou me acostumando), mas tem que prestar atenção para escutar (no test drive, prestando atenção, já da para perceber).

Como prometido, a partir de amanha eu irei começar a postar fotos para animar um pouco mais esse Blog.

Aceito sugestões de como posso dar mais publicidade a este Blog, alguém sabe?

Um abraço,
JPAS

domingo, 6 de abril de 2008

6º Dia

Boa noite pessoal,

Hoje o Sandero andou pouco, nada de diferente aconteceu, e não deu tempo nem de abastecer pra tirar a média do consumo com álcool(ou melhor, como me lembrou bem um leitor do Blog, com 20% gasolina e 80% álcool, hehehehe) amanhã eu faço o reabastecimento.

Bom, mas assunto sobre o Renault Sandero não falta, entre todos um que vem dando o que falar em sites, Blogs e Comunidades do Orkut, é a aceitação do carro pela sociedade, as vendas estão em alta e o fenômeno parece não se dar apenas pela atual conjuntura onde os juros razoáveis e a facilidade de crédito estouraram as vendas de carros.

Pesquisando no site da Quatro Rodas fica claro que dessa vez a Renault acertou no equilíbrio entre design, preço, opcionais e claro, no marketing.

Os dados de venda de Sandero começam em janeiro deste ano e o crescimento impressiona:

Vendas (Renault Sandero):

Janeiro

Fevereiro

Março

640

1799

3195


O crescimento é de 181% de janeiro para fevereiro e de 77% de fevereiro para março. impressiona já que o número de carros vendidos em março já supera alguns concorrentes e retira-lhes parcela do mercado numa disputa direta.

Outro carro onde a montadora acertou em cheio nos atributos exaltados pelos compradores foi o Novo Ford Ka que em trajetória mais impressionante ainda saltou de vendas médias em 2007 em torno de 2000 unidades por mês para mais de 4000 unidades em Fevereiro e Março de 2008.

Acredito que esses dois lançamentos são os responsáveis diretos pelas quedas (mesmo em tempo de "vacas gordas") de concorrentes imediatos(ou quase) como é o caso do Fiesta Hatch que caiu de uma média de vendas de 5500 unidades até janeiro de 2008 para cerca de 3500 em fevereiro e março de 2008, ou ainda pela canibalização do Clio Hatch que vendia cerca de 1500 unidades/mês em 2007, e teve média de aproximadamente 920 unidades em fevereiro e março de 2008.

É óbvio que os efeitos do Sandero ainda não podem ser mensurados completamente e que o fiesta pode ter sido canibalizado pelo novo Ka, mas mesmo assim a impressão que fica é que a Renault acertou mesmo, o carro agradou, agora vamos ver os meses seguintes.

Vale adiantar, no entanto, que a parcela de mercado da Renault já subiu de 3,14% em 2007 para 4,04% nos três primeiros meses de 2008, ultrapassando assim a Peugeot passando para quinto lugar na preferência dos brasileiros.

As estatísticas das vendas de carros novos estão nos links abaixo:

2007 - Quatro Rodas

2008 - Quatro Rodas

É por hoje é só, amanhã tem mais.
Os comentários são legais, continuem mandando.