sábado, 19 de abril de 2008

19º Dia

Sabadão de sol e eu na oficina. hehehehehe

Hoje eu fui resolver as pendências do carro na concessionária Renault de Aracaju. Algumas já eram conhecidas, outras acabei vendo lá na hora mesmo.

Segue a lista dos defeitos:

1- Porta traseira esquerda não fecha normalmente, tem que dar uma pancada forte;
2- Esguicho de água do para-brisas desregulado, jogando água no teto;
3- O som do carro “cuspiu” o CD e não aceitou outro.

Como das outras vezes, o atendimento foi imediato, sem espera e sem agendamento. Primeiro foi resolvido o problema do esguicho: Com um clips o mecânico resolveu o problema em 5 minutos.

Passou em seguida para o problema da porta. Foi o mesmo mecânico que me atendeu da outra vez, mas dessa vez ele só desistiu depois que resolveu de vez o problema, a porta está fechando melhor, mas ainda não está 100%, ele alegou que a borracha está muito dura ainda. Antes dele mexer eu sentia a fechadura raspando no pino da porta e isso parou, agora está fazendo o mesmo som das outras portas, mas ainda não fecha com a mesma delicadeza das outras três. Me conformei por que não está mais fazendo aquele som seco que citei alguns dias atrás.

Quanto ao som, quem acompanha o blog sabe que ele veio de brinde e é da marca BUSTER, muito ruim! Ontem ele cuspiu um cd e não aceitou mais nenhum, nem entrava! Segundo o técnico, a bandeja desceu e não subiu mais. solução: o som foi retirado e vai ser enviado para assistência técnica.

Para finalizar perguntei sobre os tapetes “piratas”, o pessoal não me disse nada, apenas que vinha com tapetes, mas não necessariamente originais. Depois da brincadeira de mal gosto perguntei quanto custava o original, R$ 100,00, achei uma economia muito besta para um revendedor ficar se queimando, mas fazer o quê?! Continuo com os tapetes me atrapalhando de dirigir!

Por hoje é isso.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

18º Dia

Boa noite pessoal,

Hoje é dia de falar de consumo, e só de consumo mesmo porque o dia foi muito corrido.

Como hoje tive que viajar fiz dois abastecimentos. O primeiro foi de consumo quase que totalmente urbano e com ar condicionado ligado. Confesso que não entendi muito o resultado, como sempre mandei o frentista parar no primeiro desarme da bomba, qual não foi minha surpresa quando, apesar de ter rodado 299,4 km, a bomba marcou apenas 32,06 litros abastecidos, dando portanto uma média de 9,34 km/l. Tem alguma coisa errada, afinal nem a montadora promete um consumo tão bom. Mas tudo bem, o que vem no próximo parágrafo deixa mais dúvidas ainda.

Após percorrer 309,10 km de estrada, variando entre 110 e 130 km/h, fui reabastecer, e ai sim o carro voltou a sua média normal aceitando 35,8 litros, ou seja, consumo médio de aproximadamente 8,6 km/l.

Como no final do teste será feito um estudo estatístico desses números, excluindo os 5% maiores e os 5% menores, podemos nos dar ao luxo de ter um ou outro abastecimento mal feito por parte do frentista.

Mas, até o final, vamos considerar todos os consumos, ou seja, para hoje tivemos 9,34 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, parece loucura, mas foi o que deu, por isso estou medindo consumo toda vez que vou no posto.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

17º Dia

Boa noite pessoal,

Muita gente me pergunta sobre o estepe, se eu acho bom que ele seja embaixo do carro, se eu acho ruim. Bom, ainda não precisei usar o estepe, mas o estepe embaixo do carro tem suas vantagens e desvantagens.

Entre as vantagens a maior (talvez a única) é, sem dúvida alguma, a possibilidade de retirá-lo sem precisar descarregar o carro, caso a mala esteja cheia.

Já como desvantagens podemos listar várias, como por exemplo a dificuldade de calibrar e a sujeira que fica por ele sofrer todos os efeitos do ambiente por onde o carro circula.

Esses aspectos são comuns a qualquer modelo que tenha o pneu de socorro preso embaixo do carro, falando especificamente do Sandero alguns detalhes merecem ser relatados.

A risco de roubo do estepe no Sandero é bem equacionado, o pneu é preso por uma trava/parafuso de ferro localizada dentro do porta-malas, para retirá-lo é preciso dar várias voltas nesta trava com o auxílio da chave de roda para a grade onde fica o estepe ir baixando gradativamente(fica até perigoso trocar o pneu em locais violentos ou isolados, afinal demora um pouco mais tirar o pneu desta forma)

Outra preocupação recorrente é a possibilidade do pneu ficar batendo fazendo algum tipo de ruído indesejável, até agora em momento algum escutei qualquer pancada ou barulho gerado pelo estepe, e acho difícil de ocorrer já que a trava tratada no parágrafo anterior permite um aperto bem firme da gaiola onde fica o pneu.

Bom, amanhã tem mais consumo urbano, como viajarei amanhã acredito que até a segunda postarei um consumo em estrada. Só pra lemrar estou abastecendo sempre com álcool e andando com o ar-condicionado ligado.

Valeu,
Continuem comentando, a contribuição éessencial para descobrirmos todoas as vantagens e defeitos do Renault Sandero.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

16º Dia

Fala galera,

Hoje dirigi muito o Sandero, e reafirmo, é muito bom dirigir esse carro, vale a pena fazer um teste drive mesmo que não vá comprar. hehehehehe

Pela primeira vez andei com o carro lotado, 5 pessoas, o banco traseiro comportou bem três pessoas, claro que não era um conforto total, mas nada que incomode de verdade. O desempenho do carro não ficou prejudicado, apesar de estar levando aproximadamente 300 kg a mais que quando ando sozinho, o carro continuou respondendo bem quando acelerado, principalmente na 2ª e 3ª marchas.

Notei também, nestes quase 150 km que rodei hoje, que alguns dos detalhes que incomodavam antes hoje já não incomodam mais, não sei se essa melhora se deve ao costume de dirigir o carro ou se o carro vem realmente melhorando, os incômodos aos quais me refiro são a vibração da alavanca de câmbio (que ainda não tinha citado) e o som que o motor emitia parecido com carro a diesel (citado no 7º Dia).

O câmbio ainda vibra um pouco (sempre com o motor em baixa rotação), mas aparenta ser bem menos que no começo. Objetivamente falando não importa muito se parou ou se me acostumei, o que importa é que não incomoda mais.

Por hoje é isso,
Obrigado pelos comentários, a participação está cada vez melhor.

terça-feira, 15 de abril de 2008

15º Dia

Fala galera,

Muita gente vem me perguntando sobre a robustez do Sandero em estradas de barro ou pistas esburacadas.

Ainda não tive oportunidade de andar nesses pisos com o meu Sandero, mas, aparentemente, o carro é muito resistente. A impressão que tenho é de um perfeito equilíbrio nos ajustes da suspensão e amortecedores. O carro é firme o suficiente para não balançar nas curvas e macio o suficiente para não se tornar incômodo em buracos e lombadas.

Alguém que venha de carros da GM ou da FIAT, como no meu caso que tinha um Siena, pode até achar que o carro é um pouco desconfortável, que pula um pouco mais ou ainda que sente mais o chão. Mas garanto que a segurança que o carro transmite nas curvas e na dirigibilidade compensa.

Quanto a resistência mecânica propriamente dita ainda não tive nenhum inconveniente, a única coisa que posso falar é que o Sandero, como o Logan, é desenvolvido a partir da moderna plataforma "B0", essa plataforma promete, entre outros benefícios, uma maior rigidez torcional que segundos sites especializados em mecânica contribui para robustez do carro e diminui a possibilidade de problemas mecânicos.

Pelo que entendi o Sandero se propõe de certa forma a ser um carro "pau para toda obra" estilo o Vw Gol, se ele conseguirá só poderemos saber ao longo do tempo, por outro lado acredito que essa proposta por si só já confere ao Sandero um diferencial perante seus concorrentes.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

14º Dia

Oi gente,

Hoje é dia de consumo.

Desde o último abastecimento rodei apenas na cidade e com o ar-condicionado ligado 100% do tempo, meu estilo de direção não é muito arrojado, salvo uma acelerada ou outra para fazer uma ultrapassagem que, como já falei, é uma das melhores coisas do motor 1.6, 8 válvulas do Renault Sandero.

Foram percorridos redondos 234,00 km, e ao reabastecer couberam exatamente 31,72 litros de álcool. Como prometido continuaremos com os testes desse combustível para termos uma média mais consistente.

Quem é rápido de conta já viu que o consumo médio foi de aproximados 7,37 km/l rodando a álcool. Vejam que a marca oficial da montadora é 8,00 km/l e que talvez seja atingida quando o carro ultrapassar a quilometragem de amaciamento que segundo a Renault é por volta dos 3000 km. Por enquanto esta quilometragem está por volta de 1500 km.

Quanto ao consumo é isso, mas mudando um pouco de assunto...

Hoje comecei a tirar algumas fotos para o post que farei sobre o acabamento interno do Sandero, de repente, no meio da sessão fotográfica, algo me chamou a atenção entre os bancos do motorista e do passageiro. Observando os detalhes de acabamento percebi que de um lado o trilho, por onde o banco desliza, estava coberto por uma peça de plástico (retângulo azul), e do outro lado nada cobria a peça (retângulo vermelho).





Confesso, não tenho nem idéia se isso é normal, se está faltando, se não pode ter ou se foi economia da Renault. Só sei que ficou estranho um lado o trilho todo coberto e do outro lado todo exposto.

Para matar de vez essa dúvida peço a colaboração de todos os donos de Sandero, de passagem nesse blog, que informem, assim que possível, se os seus carros também sofrem desse mal, hehehehe. Talvez a cobertura faça parte do mecanismo que regula a altura do banco do motorista, não sei.

Caso o meu esteja faltando essa peça já é mais uma coisa para falar na concessionária, caso não esteja faltando então já encontramos um deslize de acabamento antes mesmo do post específico para esse assunto.

domingo, 13 de abril de 2008

13º Dia

Boa noite pessoal,

Hoje tem mais fotos do Sandero.

Como todo mundo tá falando da cor do carro resolvi tirar fotos em outras situações de iluminação para constatar que o Cinza Acier é realmente furta-cor. É, realmente as variações são impressionantes, vão desde o cinza, como é oficialmente chamado, ao verde, passando pelo lilás, grafite, e um cinza azulado.






Segue também uma foto do farol, que, na minha opinião, é um dos itens de design que mais trará novos clientes para Renault, digo isso por que antigamente os faróis do Clio tinham sempre design conservador, posteriormente tentaram torná-los mais agressivos mas ficou estranho. Acho que por isso nunca cogitei comprar um clio.




Agora vamos falar de dirigibilidade.

Cada dia que passa fico mais fã do carro, é muito gostoso apertar o acelerador em pleno trânsito urbano, o carro responde muito bem em baixa rotação e isso pode ser muito útil ao fazer ultrapassagens curtas, onde precisamos ter o carro na ponta dos pés.

Um ponto negativo é que ao desenvolver um pouco de velocidade um barulhinho de ar entrando incomoda, ou seja, a vedação da cabine não é perfeita, isso também pode ser percebido quando passamos por algum ambiente com um cheiro muito forte, como fumaça por exemplo, e sentimos o cheiro entrar no carro quase que imediatamente, mesmo com a circulação do ar-condicionado totalmente fechada.

Amanhã teremos consumo urbano, já percorri cerca de 200 km na cidade e acredito que o consumo dará bem alto, como não tenho computador de bordo (se quiser ter compre a versão privilège) estou chutando, mas amanhã passarei o valor correto.

Estou devendo também uma análise mais aprofundada do acabamento interno, estou tirando algumas fotos do interior do carro e assim que tiver algumas boas eu coloco aqui e faço alguns comentários.


Valeu e até amanhã