sábado, 5 de abril de 2008

5º Dia

Hoje foi mais um dia de viajem, agora no sentido contrário, Salvador-Ba – Aracaju-Se.
Como falei ontem, abasteci o Sandero com álcool para tentar mensurar o consumo com esse combustível, como ainda não reabasteci não sei a média de consumo, mas já posso adiantar que ficou parecida com a média à gasolina o que pode ser um bom sinal de que o consumo realmente melhora com o tempo e o amaciamento do carro.
Outro ponto que chamou a atenção foi a potência do carro com álcool, aumentou bastante, principalmente nas ultrapassagens e retomadas, muito bom.
Mudando um pouco a conversa, hoje prestei mais atenção a arrumação dos controles no painel que fica a frente do cambio, lá estão quase todos os comandos do carro como: vidros elétricos dianteiros, pisca alerta, comandos do ar condicionado etc.
Pessoalmente eu gosto desta localização dos botões, ressalvado, é óbvio, os casos onde algum comando fica comprometido pela posição da alavanca do cambio. Esse é o caso dos comandos do ar condicionado no Sandero, para ajustar a temperatura ou velocidade do ventilador temos que desviar do cambio que fica bem na frente, quando eu estiver postando as fotos ficará mais claro o que estou dizendo, mas realmente fica tudo um pouco embolado por essa região.


Valeu galera, podem comentar à vontade, perguntem, façam críticas, etc.
Boa noite.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

4º Dia

Consumo


Boa noite pessoal,

Gostaria de pedir desculpas pela falta de fotos do carro e pela mudança de endereço. Na verdade o sistema anterior estava limitando muito as possiblidades de interação por isso resolvi mudar pra cá. acho que agora ficamos aqui até o 100º dia.

A partir do 7º dia postarei com foto.

Mas vamos ao que interessa,

Hoje foi o dia da medição do consumo, essa medição inicial servirá também para descobrir se é verdade o papo de todo vendedor que fala que o carro tem que amaciar para consumir menos.

Desde o abastecimento (gasolina) o carro rodou 412,2 Km, e foram colocados exatos 42,3 litros no reabastecimento, dando portanto uma média de 9,74 km/l. Achei a média baixa já que em 80% do tempo o trajeto foi em estrada.

Segundo o vendedor a média de consumo seria aproximadamente 13 Km/l quando abastecido totalmente com gasolina, espero que ele esteja certo, mas por enquanto a expriência mostra o contrário.

Estou procurando os dados oficiais do fabricante para ver se encontro algo mais plausível.

Para terminar informo que abasteci os 42 litros de álcool e amanhã estarei pegando estrada novamente, em breve teremos nova análise do consumo só que agora com álcool.

Um abraço,
vou durmir que amanha pego estrada novamente.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

3º dia

Estrada



Após completar o tanque ontem, e rodando apenas 40 km na cidade, o novo dia do Sandero ja começa pesado.

Saindo às 5:00 hs da madrugada ja peguei estrada saindo de Aracaju-SE com destino a Salvador-BA. o Trajeto tem aproximadamente 330 Km de ótima estrada com trânsito intenso nos 60 km iniciais e tráfego tranqüilo, quase nenhum, nos 270 Km seguintes piorando apenas na chegada em Salvador.

O tempo estava firme, choveu apenas durante uns 20 Km no terço final da viagem.

O desempenho do Sandero na estrada não decepcionou, apesar da versão comprada ser 1.6l, 8 válvulas, as ultrapassagens foram seguras e o carro respondeu bem quando exigido. O carro me pareceu bem "no chão" seguro e com uma boa estabilidade.

Um item de série do Sandero e que faz muita diferença em longos trajetos é a regulagem de altura do banco do motorista, essa funcionalidade fornece mais uma opção para que o motorista encontre a posição mais ergonômica na hora de dirigir o que evita dores nas costas, pernas, braços e ombros. No entanto ainda faz falta a regulagem de altura da barra de direção, é um item de conforto bastante apreciado que vem de série em carros como o Punto, por exemplo, e que poderia ser pelo menos opcional no Renault Sandero.

Na chegada em Salvador dirigi cerca de 50 km em tráfego urbano o que vai impossibilitar a medição precisa do consumo na estrada, mas como essa primeira medição é apenas exemplificativa não tem problema, outras oportunidades virão.

Amanha farei o abastecimento do carro com álcool e relatarei o consumo.

Por hoje é só,
Amanha tem o primeiro consumo do Sandero.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

2º Dia

Boa noite galera,

Hoje o dia começou com o abastecimento do Sandero. A capacidade do tanque de combustível é boa para um carro deste porte (entre pequeno e médio), afinal são 50 litros, conseqüentemente a autonomia deve ser boa o que confirmaremos com as primeiras medições de consumo que devo efetuar nos próximos dias.

Todas as versões do Sandero são hi-flex, no entanto, tentando dar mais precisão a medição do consumo completei o tanque apenas com gasolina aditivada.

O abastecimento total deu quase 48 litros, ou seja a concessionária só deixou 2 litrinhos para dar tempo de chegar no posto, mas tudo bem.

Logo após o abastecimento apareceu o primeiro contratempo, ao passar por lombadas o carro passou a fazer sempre um "TOK TOK", uma batidinha chata que, segundo meus ouvidos, se localizava perto da suspensão traseira direita. Procurei vários motivos, na tentativa inglória de fazer aquele barulhinho chato sumir, olhei cinto de segurança do banco traseiro, olhei triângulo (que vem solto no porta-malas, segundo o vendedor todos os carros da Renault vêm assim), tentei identificar se o som vinha do porta-malas, não obtive sucesso algum, o barulho persistia, como teria que levar na concessionária às 4 da tarde para fazer o emplacamento e pegar o documento do carro aproveitei e fui uma hora mais cedo para tentar resolver a tal da pancada.

Fiquei apreensivo, imaginei logo que no atendimento pós venda o pessoal ia fazer de conta que nem me conhecia hehehehe, acreditem, já aconteceu em outras montadoras. Mas foi o contrário, o atendimento foi excepcional, o atendimento pós venda da renault possui uma pessoa especializada no controle de qualidade que da a atenção necessária para que os carros saiam do pátio em perfeito estado, no meu caso, como eles não rodaram com o carro não identificaram o barulhinho e procuraram resolver o mais rápido possível, assim que notificado o problema.

Chegando na concessionária falei com o meu vendedor que me encaminhou imediatamente para a oficina, que fica no mesmo prédio, na mesma hora a recepção da oficina disponibilizou a pessoa responsável para identificar o problema, saímos com o carro e rodamos por cerca de 15 minutos, o barulhinho era inegável e já na lombada em frente a loja o mecânico escutou (ainda bem), mais alguns testes e ele matou a charada, voltamos à oficina e ele ajustou uma peça que regula o freio nas rodas traseiras, após o ajustes as batidas sumiram (ufa!!).

Logo depois tomei um chá de cadeira aguardando o despachante com meu documento que só veio chegar as 18:15 hs. mas faz parte.

é, por hoje é só, aguardo os comentários para saber o que o pessoal vem achando dessa experiência.
Valeu Galera

terça-feira, 1 de abril de 2008

1º Dia

Fala galera,
Hoje é o primeiro dia do teste dos 100 dias do Sandero. Sendo assim vou falar um pouco da proposta do blog, da versão do Sandero que comprei, e sobre o que sei do carro, ainda é muito teórico, afinal, só rodei uns 11Km com o carro.
Quando surgiu a idéia de trocar de carro comecei logo a procurar na internet uma fonte de informação sobre os carros que estavam dentro da minha capacidade de pagamento, nessa pesquisa eu encontrei muita informação oficial, das montadoras, revendedores, revistas especializadas, mas por outro lado quase não encontrei informação prática de como esses carros se comportavam na vida real, eu precisava de informações do dia a dia, de como o carro se comportava na cidade, na estrada, essas coisas.
Movido por diversos motivos decidi pelo Renault Sandero, no entanto, não tive, antes de comprar, essas informações práticas tão desejadas, nada que comprovasse tudo que me era dito nas informações do fabricante ou nos manuais, ou seja, como é normal na maioria das compras de carros eu só tinha a informação dos vendedores.
Mas ja tinha decidido, quando pegar o meu novo carro, seja qual for, farei um blog onde divulgarei, de maneira amadora, mas responsável tudo que me acontecer nos primeiros dias com. análise do consumo, defeitos, satisfações, desempenho, ou seja,tudo que a gente quer saber e nunca sabe onde encontrar.
Bom, vamos falar agora do que interessa, o tal do carro.
O carro comprado foi o seguinte:Marca: RenaultModelo: SanderoVersão: Espression 1.6 8 VálvulasCor: Cinza AcieKit de opcionais que traz: AC, DH, Vidro elétrico dianteiro.
Sempre que possível voltarei para atualizar esse primeiro dia pois ele é a alma dessa experiência.
A partir de hoje 01 de abril de 2008, tudo que acontecer ou for percebido no carro será relatado.
Valeu Galera e aquele abraço.