sábado, 26 de abril de 2008

26º Dia

Hoje vou continuar falando sobre acabamento.

A foto abaixo tenta mostrar o que eu considero o maior defeito do Sandero, o carpete não é colado no assoalho do carro. Por esse motivo alguns pontos ficam fofos ou soltos, sei lá.


Não sei o efeito disso durante o tempo, imagino que com o passar dos dias esse carpete poderá se rasgar ou ficar dobrado, já que piso toda hora nele.

A foto foi tirada embaixo do volante, ao lado dos pedais, daquele local onde se pisa toda vez que retira o pé da embreagem.

O pior foi que ao tirar essas fotos fiquei impressionado com outra coisa! as engrenagens dos pedais ficam totalmente expostas, até uma barra, que imagino que seja da direção, aparece lá embaixo também. Não sei se todo carro é assim mas confesso que deu até medo dirgir depois que vi.


Comentem ai...
Eu exagerei!? Todo carro é assim!? Ou todo mundo ficou assombrado também???

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25º Dia

Boa noite galera,

Hoje nada de especial aconteceu com o Sandero do teste. Mais uma vez tive problema com as fotos sobre acabamento.

Mas para evitar esse deslize mais uma vez, vou adotar a sugestão de um dos leitores do blog.

Enviem comentários e fotos dos seus Sanderos para meu email e publicarei aqui conforme forem enviadas.

O meu e-mail é joaopaulo@correios.net.br.

Por hoje fico por aqui.

Valeu, continuem dando essas ótimas idéias.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

24º Dia

Hoje não consegui tirar novas fotos, mas ainda tenho algumas por aqui e vou fazer uns comentários.

Outra coisa que aconteceu hoje é que acabou pela primeira vez a água do limpador de para brisa. Descobri que o reservatório comporta aproximadamente seis litros e é facílimo de reabastecer.

Hoje vamos falar do painel do Sandero, onde ficam os mostradores luzes e etc.

O painel é bem simples, e acredito que sua beleza vem justamente desta simplicidade. Velocímetro e conta giros grandes e limpos fazem com que a informação que passam seja precisa.


O display digital reúne o odômetro digital, relógio, medidor de combustível e medidor de temperatura. Na versão privilège possui ainda o computador de bordo.

o mais interessante, e que merece mais atenção na versão expression, é o medidor de combustível. Ao sair da concessionária o vendedor me passou algumas informações básicas, e entre elas a de que cada retângulo do medidor de combustível equivaleria a 5 litros.

Mas nem de longe pode se confiar nesta medida, na verdade o primeiro retângulo possui muito mais que 5 litros, e até pelo fato do display só possuir 9 retângulos e o tanque possuir 50 litros vemos que essa conta não bate.

Nas minhas experiências tenho notado que o primeiro retângulo tem em média 6 a 7 litros, os seguintes são mais ou menos equilibrados, estou tentando fazer um acompanhamento mais preciso destas marcas, quando tiver alguma coisa melhor eu coloco aqui, com a kilometragem de cada retângulo daquele.

Bom pessoal, hoje é só.
Amanhã vou tentar voltar para as fotos de acabamento.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

23º Dia

Como prometido hoje começarei a falar de acabamento interno do Renault Sandero.

Para evitar que a página fique muito pesada tenho que ir colocando as fotos aos poucos, portanto terei que fazer uns quatro dias de comentários sobre o acabamento para poder colocar todas as fotos que eu tirei.

Peço também que todo mundo que já viu algum problema no acabamento interno do Sandero que me avise pelos comentários.

Primeiramente gostaria de falar de alguns tópicos que já foram mencionados aqui no blog. É o caso por exemplo do painel do carro, onde ficam os comando de vidros elétricos e do ar-condicionado.



O design, o acabamento e a qualidade do plástico utilizado me parecem bons, já a disposição dos comandos foi um pouco preterida pela Renault.




Além dos comando de ativação dos vidros elétricos fora das portas, incomoda também a dificuldade de acesso aos comandos do ar-condicionado como vemos nas fotos a seguir.



Já as saídas da ventilação são muito legais e de fácil utilização, o que permite um bom uso do ótimo ar-condicionado.



Outro ponto que falarei hoje diz respeito a uma economia feita pela Renault que deve ser a maior bola-fora que eles deram ao projetar o Sandero. Trata-se do puxador interno da porta traseira.

A porta dianteira tem um design bem bonito, e seu puxador, feito de um plástico cor de alumínio dá um visual futurista, além de ter um desenho muito funcional que acaba por dar uma boa pegada no fechamento da porta.



Mas, como nem tudo são flores, a Renault pegou todos os pontos positivos falados acima e retirou da porta traseira da versão Expression e authentique, acredito que na privilège seja completo como a dianteira. Fez nesta porta um puxador pequeno, com péssima empunhadura, feio e ainda para completar deixou o dito cujo com cara de que tava faltando alguma coisa quando comparado com o anterior.


Hoje vou ficar por aqui, amanhã vou comentar sobre um detalhe que está me deixando intrigado, estou falando do carpete do carro, em alguns pontos ele me parece solto, estufado, como que maior do que deveria. Ainda estou tentando tirar uma boa foto que mostre o que estou falando por isso não falei logo hoje.

Valeu galera, os comentários estão super legais principalmente quando existe a colaboração tirando dúvidas de outros leitores.

terça-feira, 22 de abril de 2008

22º Dia

Fala galera,

Hoje eu estava com tudo pronto para colocar as fotos do interior do carro e falar sobre acabamento, mas, por dificuldades técnicas, não pude postar as fotos edexarei esse asunto para o 23o dia.

O dia foi tranquilo, andei com o Sandero por um caminho um pouco sinuso, o que mais uma vez ressaltou a estabilidade do carro, cheguei a fazer curvas a 90 km/h e o carro ficava no chão, impressionante.

Como nada mais aconteceu vou ficar devendo um post decente, por hoje fica a nova enquete no ar. Quando fui na concessionária procurei saber quanto tempo estava demorando para entregar o carro, fui informado que tinha modelos lá para entrega imediata, mas que qualquer modelo com opcionais no gosto do cliente teria que ser pedido e demoraria cerca de 2 meses.

A nova pesquisa pergunta portanto, qual o prazo que lhe foi dado para entrega do seu Renault Sandero.

Valeu galera, até mais

segunda-feira, 21 de abril de 2008

21º Dia

Hoje tem mais um consumo em estrada.

Finalmente o carro parece consumir normal como todo mundo espera. Ou seja, um consumo alto na cidade e um melhor na estrada.

Hoje antes de viajar eu reabasteci o carro, apesar de não ter rodado muito resolvi calcular o consumo mesmo assim, o display digital mostrava 107,6 km percorridos apenas em perímetro urbano e com o ar-condicionado ligado, ao abastecer a bomba marcou 16,06 litros, dando a média horrível de 6,7 km por litro. Como a montadora promete 8 km/l ainda estou rezando para ver se consigo atingir. Esta semana irei calibrar os pneus para tentar melhorar essa média.

Viajei 337,40 km e logo que cheguei abasteci, o consumo foi todo em estrada, tentei não correr muito, mantive a velocidade entre 100 e 110 km/h. O tanque aceitou 33,36 litros, dando uma média de 10,11 Km/l, sempre se aproximando da marca prometida pela Renault de 11,8 km/l.

O carro está chegando próximo dos 3000 quilômetros rodados. Veremos se melhora mesmo com o amaciamento, parece que sim.

Por hoje é só.

domingo, 20 de abril de 2008

20º Dia

Fala galera Sanderista.

Muito se fala dos ruídos do Renault Sandero. Uns Suportáveis outros nem tanto, como muita gente vem falando deles nos comentários vou tentar fazer uma compilação dos ruídos que eu encontrei no Sandero e que ainda não solucionei.

1- Ruído do tanque de combustível: Sempre que encho o tanque de combustível, e até que o primeiro quarto do tanque seja consumido, dá para escutar um Glub Glub dentro do carro. Esse som é um pouco irritante, mas como diria um amigo meu, só escuta o ruído quem não escuta mais nada, portanto pode ser um bom sinal que o carro não tem barulhos nem pancadas internas.

Esse som é escutado pq o tanque de combustível do Sandero fica embaixo do banco dos passageiros. não me incomoda tanto, mas é bom advertir todo mundo pq é um som que dificilmente será escutado no teste drive, já que, sabendo disso, o revendedores não deixam o tanque cheio.

De 0 a 5 esse ruído me incomoda "1".

2- Isolamento acústico do motor: Realmente o isolamento do motor não é dos melhores, por outro lado o motor não é muito barulhento, e melhora ainda mais conforme o amaciamento. Posso dizer que se no começo o carro em ponto morto fazia som parecido com motor a diesel, hoje em dia, aos 2100 km rodados, aparenta às vezes estar desligado, não poderia ser diferente, afinal o Sandero é regulado para mander a rotação em ponto morto a 500 rpm, diferente da maioria dos outros carros que ficam em 1000 rpm, e esse acerto ainda ajuda na economia de combustível.

De 0 a 5 esse ruído me incomoda "0".

3- Ruído dos porta objetos: Todos os porta objetos do carro são feitos de plástico, eles se resumem a quatro, são eles o porta-luva, um compartimento acima do porta-luva, um porta treco no console à frente do câmbio, e um atrás do câmbio. Todos eles, sem exceção, possuem uma capacidade ímpar de amplificar o som de metal, moedas e afins que estejam carregando. O compartimento acima do porta-luvas é o pior, tem o formato próprio de uma caixa de som, amplifica mesmo, não encontrei solução ainda, estou pensando em colocar carpete dentro deles todos, deve diminuir, mas não posso garantir nada. outra solução é não carregar neles material que faça muito barulho.

De 0 a 5 esse ruído me incomoda "4".

4- Falha na vedação de borracha nas portas: Esse defeito, já reclamado na concessionária, acontece ao atingir velociades superiores a 120 km/h, o ar começa a entrar e faz um assobio chato. A solução? imagino que seja andar abaixo de 120 km/h hehehehe, não vejo outra já que a borracha da porta é daquele tipo aveludado, não veda mesmo. O único consolo que vejo é que a dita cuja é fácil de ser trocada, se inventarem alguma solução dá para trocar fácil.

De 0 a 5 esse ruído me incomoda "2".

É isso, se alguem lembrar de mais algum ruído que possa incomodar comentem que coloco nos próximos posts.