sexta-feira, 18 de abril de 2008

18º Dia

Boa noite pessoal,

Hoje é dia de falar de consumo, e só de consumo mesmo porque o dia foi muito corrido.

Como hoje tive que viajar fiz dois abastecimentos. O primeiro foi de consumo quase que totalmente urbano e com ar condicionado ligado. Confesso que não entendi muito o resultado, como sempre mandei o frentista parar no primeiro desarme da bomba, qual não foi minha surpresa quando, apesar de ter rodado 299,4 km, a bomba marcou apenas 32,06 litros abastecidos, dando portanto uma média de 9,34 km/l. Tem alguma coisa errada, afinal nem a montadora promete um consumo tão bom. Mas tudo bem, o que vem no próximo parágrafo deixa mais dúvidas ainda.

Após percorrer 309,10 km de estrada, variando entre 110 e 130 km/h, fui reabastecer, e ai sim o carro voltou a sua média normal aceitando 35,8 litros, ou seja, consumo médio de aproximadamente 8,6 km/l.

Como no final do teste será feito um estudo estatístico desses números, excluindo os 5% maiores e os 5% menores, podemos nos dar ao luxo de ter um ou outro abastecimento mal feito por parte do frentista.

Mas, até o final, vamos considerar todos os consumos, ou seja, para hoje tivemos 9,34 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada, parece loucura, mas foi o que deu, por isso estou medindo consumo toda vez que vou no posto.

11 comentários:

Gustavo Ribeiro disse...

abasteceu com álcool ou gasolina?

Unknown disse...

ele abastece a alcool, pro aí de cima! hehe

cara, isso tambem da medição do consumo as vezes me incomoda.. não sei se são os frentista ou as bombas dos postos que são diferentes, porque as vezes entram 5, 6, 7 litros a mais, parece...

quer uma dica e um outro teste pra fazer? vê o consumo dos QUADRADOS do tanque...

os meus são +- assim:
1º quadrado - 48 km
2º quadrado - 25 km

sendo que abasteço a alcool e ando na cidade... era isso.

obs.: se alguém mais tiver média do carro seria super interessante que postasse!

abraços

Unknown disse...

O interessante é abastecer no mesmo posto, dai sim tu vai ter certeza do consumo, entretanto, parece ser uma característica do motor 8v, pq na cidade ele mantém a média da rotação do motor no seu ideal, pode ser na estrada ele tenha mantida uma média de rpm maior e conseqüentemente aumentando o consumo, normal se isso acontecer, principalmente pelo motor ainda não estar bem solto.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, tá ótimo, me ajudou muito na hora de decidir comprar o sandeiro!!! Queria tirar uma dúvida com todos que tem o sandeiro 1.6/8V privilege:no site esta escrito que ele vem com luz p/ leitura do passageiro mas o vendedor disse que ele não vem em nenhum sandeiro privilege, nem no 16V...Vcs repararam nisso tbm?
Marc

rodrigo disse...

Muito bom seu blog! Continue assim o meu encomendei hj vai demorar um pouco... :(
Mas qdo eu pegar vou colocar minha impressões aqui.
Abraço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tirando a dúvida do amigo anônimo. A luz de leitura do passageiro fica localizada no lado direito da luz central do carro, eh tipo aquela luz de avião que fica virada para o passageiro. O meu tem a luz sim ( 1.6
8v Previlege )

Anônimo disse...

Cara, às vezes, dependendo da bomba, ela desliga antes (ou bem antes) do tanque estar cheio. Isso acontece muito com o meu Palio. Por isso talvez eu tenha uma explicação. Como a primeira abastecida não encheu o tanque, logo a quantidade de combustível medido foi menor do que o verdadeiro, melhorando o consumo. E quando foi na segunda vez, você obviamente rodou menos já que havia menos gasolina e quando foi reabastecer a bomba desligou no ponto certo, logo o consumo foi maior.

Tresso disse...

Parabéns pelo blog, você escreve muito bem.

Aproveita e dá uma olhada em http://www.meulogan.com

Me manda um e-mail (meulogan@gmail.com).


-Tresso

Unknown disse...

Sobre o som do carro. Comprei um Sandero expression 1.0. Ele vem com preparação para SOM. Você sabe dizer se ele vem com auto falantes ou só com a fiação?

Anônimo disse...

Compra com computador de bordo que diz o consumo médio =)